-+

Dúvidas Frequentes

 

• Qual o tempo recomendado para fazer manutenção?

Recomendamos que seja feita anualmente uma revisão integral, para garantir  a segurança e o funcionamento perfeito de seu equipamento.

 

• Quais os cuidados de segurança que devo tomar em relação ao registro de gás que liga os queimadores?

Verificar sempre se os mesmos estão na posição de desligado. Após o uso da churrasqueira recomendamos também que desligue o registro do próprio gás. O acúmulo de gás pode provocar explosão.

 

• Minha churrasqueira, mesmo sendo de INOX, pode enferrujar?

Sim. Os aços inoxidáveis caracterizam-se por uma resistência à corrosão superior à dos outros aços. Por isso as nossas churrasqueiras são fabricadas com esse material que é o mais resistente do mercado.

 

Porém sua denominação não é totalmente correta, porque na realidade os próprios aços ditos inoxidáveis são passíveis de oxidação em determinadas circunstâncias. A expressão, contudo, é mantida por tradição.

 

• Qual a diferença entre os AÇOS 304 e 430?

Por conter mais níquel em sua composição o AÇO 304  é mais resistente á oxidação, indicado para quem mora em áreas próximo ao mar afetadas pela maresia. Porém  está passível da mesma, assim como o AÇO 430, dependendo das  mais variadas circunstâncias, como ação do tempo, maresia, produtos de limpeza que contém cloro, falta de conservação, etc.

 

• O que fazer para melhor conservação das partes INOX de minha churrasqueira?

Para melhor conservação do seu equipamento, recomendamos que semanalmente seja usado nas partes externas uma fina camada de anti corrosivo WD40 ou similar, logo após, repita-se o procedimento, utilizando vaselina líquida. Faça isso com uma flanela macia.

 

• Minha churrasqueira funciona BIVOLT?

Instalação elétrica - NÃO FUNCIONA COMO BI-VOLT

Verifique se a voltagem do motor está de acordo com sua rede elétrica (110/200v), conforme seu caso.

Plugue a tomada de seu equipamento á rede elétrica.

O cabo elétrico deverá ser colocado de forma a não atingir uma temperatura superior de 50º C a mais que a temperatura ambiente de onde foi instalado.

Depois de efetuada a ligação teste o giratório, fazendo-o funcionar por 5 minutos.

 

• Minha churrasqueira funciona com qualquer tipo de gás?

No momento da compra você precisa escolher entre duas versões para o abastecimento de gás, o gás GLP ou o Gás Natural. Esta opção interfere em como a sua Churrasqueira Maqui Rio será fabricada, alterando os furos dos bicos injetores por onde passa o gás para os queimadores infravermelhos. O bico injetor da versão com gás GLP terá 1 mm de diâmetro enquanto o bico injetor para as versões com GN terá 1,4mm.

 

GÁS GLP: Também conhecido como o gás de botijão, é o tipo de gás que compramos nos depósitos. Nossa churrasqueira, pode funcionar com um botijão de 5 kg, de 13 kg lembrando sempre de utilizar o regulador / válvula correta.* regulador aliança para gás 506/01.  (com pressão de trabalho de 2,8kpa – norma segundo NBR 8473). Faça a ligação do botijão na churrasqueira através da mangueira pvc flexível NBR 8613, caso a distância  entre o botijão e a churrasqueira seja superior  a 1,25m, recomenda-se o uso da mangueira  metálica flexível NBR 14177.

 

CENTRAL DE CILINDROS GLP: Quem mora em condomínios precisa reparar se existe um depósito de gás com vários botijões  de  45 KL  ou mesmo um tanque de gás. Nestes casos, mesmo se o gás chegar canalizado até seu apartamento ele é canalizado desde esta central de gás interna e não da rua. Nesse caso a ligação deverá ser feita entre a saída da tubulação do gás até a churrasqueira por uma mangueira flexível metálica  NBR 14177 de 1/2” (polegadas), através de registro único.

 

GÁS  NATURAL: É o tipo de gás fornecido diretamente pelas concessionárias. Se o seu condomínio for abastecido diretamente pela concessionária de gás, sem um tanque de gás interno no prédio, compre sua Churrasqueira Maqui Rio  já preparada para gás natural. O gás natural não está disponível em todas as cidades do Brasil e mesmo em algumas cidades ele só chega até determinadas regiões. A  ligação também deverá ser feita entre a saída de tubulação do gás até a churrasqueira, com uma mangueira flexível metálica de  NBR 14177  1/2” (polegadas), através de um registro único e adaptador.

 

• O que acontece se ao embutir a churrasqueira, faltar circulação de ar dentro do nicho?

Para o processo de combustão acontecer é preciso combustível (gás) e comburente (oxigênio). Se faltar algum desses elementos os queimadores não acendem.

 

• Instalação Embutir Torre

O nicho onde o equipamento será embutido deve ser construído em alvenaria. É fundamental que haja circulação de ar dentro do nicho.

Jamais coloque o botijão de gás dentro do nicho.

O nicho jamais deve ser construído ao ar livre.

 

• Por que devo colocar água na bandeja coletora de gordura?

Para evitar a tão INDESEJÁVEL FUMAÇA o segredo é fazer com que a gordura da carne não pingue diretamente nas fontes de calor, por isso, em nosso sistema, a gordura que pinga da carne é recolhida em uma bandeja coletora de gordura no fundo da churrasqueira.

 

• Como acender minha churrasqueira?

Acione o acendedor que acompanha sua churrasqueira, direcionando-o aos queimadores que serão acesos; abra o registro do gás na posição de mínimo, e proceda o acendimento. Para desligar os queimadores, basta colocar o registro do gás na posição desliga.

 

• Como controlar a temperatura da minha churrasqueira?

O controle se dá através do registro de gás localizado na parte frontal do equipamento, podendo ser regulado entre mínimo e máximo.                                                                             

ATENÇÃO: este equipamento libera calor e quentura pela parte frontal e também pela parte superior á cima dos queimadores.

 

• Como devo fazer a limpeza da minha churrasqueira? 

Antes de qualquer operação de limpeza, desligue sua churrasqueira da tomada e feche o registro do gás.

É recomendável limpar este equipamento somente com detergente comum e esponja macia.

Execute esta limpeza sempre após utilizar a churrasqueira (em até 24 hrs após o uso), ou mensalmente (caso o aparelho não esteja sendo utilizado.

Não utilize palha de aço, produtos abrasivos e ácido.

Procure fazer a limpeza com a churrasqueira levemente morna, mas nunca quente.

DICA * LIMPE SUA CHURRASQUEIRA LOGO APÓS O USO

 

Após a primeira queima poderão aparecer manchas escuras no aço devido a alta temperatura dos queimadores. Use cera ou massa polidora aplicando-a com um pano macio, sem molhar os queimadores.

 

• O que acontece se eu molhar os queimadores?

Nunca molhe os queimadores, isso irá prejudicar irreversivelmente os mesmos.

 

• Lubrificação

Caso seu equipamento possua espetos giratórios, recomendamos que se faça lubrificação do sistema. Esta lubrificação é feita pela parte traseira do equipamento, para isto remova a tampa de aço e lubrifique as engrenagens e buchas, com WD 40 ou similares, tomando cuidado para que o óleo não escorra pela parede interna do aparelho.

 

Qualquer DÚVIDA ENTRE EM CONTATO: 

SAC: Whatsapp: 21 97023-6696  /  Tel: 21 2634-0233