-+

Dicas de Churrasco

 

O mais importante para seu churrasco depois de adquirir

uma churrasqueira Maqui-Rio é a eleição das carnes.

 

1. Antes de comprar qualquer tipo de carne, verifique a data de validade na embalagem. Se o pacote não tem uma data de validade, lote e data de embalagem não compre por razões de segurança.



2. Para evitar que a carne bovina se torne ruim e perca suas propriedades originais, será necessário medidas de segurança para manter a carne em um estado perfeito. A temperatura é de extrema importância, seja no local da compra, seja no caminho pra casa. A carne jamais pode estar quente, ela deve ser mantida em temperaturas inferiores a 7 graus.

 

 

O sabor do churrasco não depende do tipo de fogo, sim da qualidade das carnes.

 


3. Se gostar de carnes macias e suculentas, procure carnes Angus, hoje a maioria dos açougues oferecem.

Essa famosa raça de gado tem sua origem no Reino Unido, e atualmente ocupa o lugar de segundo maior rebanho de corte brasileiro.  O diferencial está no nível de gordura entremeada na carne, ou seja, a presença de veias de gordura intramuscular, que é a explicação da aparência marmorizada da peça. Essa gordura afeta diretamente no sabor da carne, conferindo suculência, maciez e textura amanteigada. 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Passos para fazer uma picanha maravilhosa nas Churrasqueiras Maqui-Rio

 

1. Escolha uma carne Nobre.

 

2. Com fogo bem forte, coloque a peça de picanha inteira com a gordura virada para o lado do queimador (cooktop embaixo). Não coloque sal ainda. Aguarde até que o fogo deixe a capa de gordura ligeiramente dourada. Vire a carne com a gordura para o lado contrario do queimador e asse por mais 3 a 4 minutos. Retire do fogo e deixe descansar por aproximadamente 5 minutos. Isso fará com que seus sucos se espalhem pela peça inteira.

 

3. Fatie a picanha em bifes de 2 cm, sempre no sentido contrário ao das fibras. Adicione sal grosso e volte para a grelha. O fogo deve continuar bem forte. Asse por aproximadamente 1 minuto de cada lado, de acordo com o ponto que deseja servir. Quanto mais passada, menos macia e suculenta a carne fica.

 

 

 

 

 

Dicas para fazer um frango gostoso nas churrasqueiras Maqui-Rio

 

- A carne fresca do frango deve ter consistência firme e elástica, bem aderente aos ossos, cor amarelo pálido, ligeiramente rosada. Mas nunca mole ou pegajosa.

- Não compre carne congelada de aves que apresente a embalagem danificada, cheia de água, gelo ou sangue.

- Ao comprar frango inteiro, pressione o osso do peito: se estiver flexível, a carne está tenra e fresca.

- Marinar a carne por cada quilo de frango com:

- 1/2 xícara de azeite de oliva.

- 1/2 xicara de molho de soja

- 1/3 de xícara de suco de limão.  

- 1 colher de chá de sal.

- 1 colher de chá de alecrim.

- 1 colher de chá de orégano.

1/2 colher de chá de pimenta-do-reino preta moída.

- 6 dentes de alho amassado.

- Deixar na carne num recipiente no mínimo 2 horas na Geladeira.

 

Colocar no centro da grelha da churrasqueira Maqui Rio com o queimador no mínimo. Umedecer constantemente a carne com os restos da marinada durante o preparo na churrasqueira é uma boa ideia para garantir a suculência. Dourar de cada lado e servir.

 

Um teste simples para vigiar o ponto consiste em espetar um corte de frango com uma faca e notar a cor do líquido que sai. O ideal é que esse fluído esteja presente, mas que seja claro e translúcido e não vermelho-sangue.

 

 

 

Como fazer uma linguiça perfeita

 

Escolha a linguiça da sua preferência. Use o queimador da churrasqueira Maqui rio em temperatura mínima, si estiver fazendo uma carne ao máximo de temperatura, colocar a linguiça   o mais longe possível do queimador (meio da grelha) ou no porta espetos.

 

Doure de cada lado (No deve ficar preto, só dourado) faça alguns furos pequenos para pingar o excesso de gordura.

 

Para segurar o cozimento e dar uma crocancia, corte a linguiça pela metade de modo transversal, coloque na grelha deixando tipo “Borboleta” até lograr a cor dourada de cada lado.

 

 

 

Passos para a costela de porco mais suculenta e macia que já comeu.

 

Procure no açougue um quilo de copa lombo de porco com osso.

 

 

Faça fatiar em porções de 4 cm de espessura.

 

Deixe na geladeira marinando num recipiente onde as costelas fiquem em contato da marinada.

 

- 1/2 xícara de azeite de oliva.

- 1/2 xicara de molho Barbecue

- 1/3 de xícara de suco de limão. 

- 1 colher de chá de sal.

- 1 colher de chá de orégano.

- 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino preta moída.

- 6 dentes de alho amassado.

- Deixar a carne num recipiente no mínimo 6 horas na geladeira.

 

Coloque cada costela no meio da churrasqueira com a temperatura dos queimadores no mínimo, quando estiver dourado de um lado, de volta, coloque açúcar mascavo com molho barbecue por cima e tampe com um tabuleiro de metal para fazer uma convecção que derreta a açúcar. Deixe dourar do lado de embaixo. Servir no prato com casca de limão ralado.